Louis Vuitton

louis vuitton logo 2011

A marca Louis Vuitton é muito conhecida por suas bolsas, mas a grife também fabrica calçados que sao puro luxo e objetos de desejo. Louis Vuitton, nascido a 4 de agosto de 1821 e falecido a 27 de fevereiro de 1892, foi um fabricante de malas e bolsas na segunda metade do séc. XIX em Paris.

marca louis vuitton calcados femininosA sua oficina foi criada no ano de 1854 também em Paris, onde produzia e criava artesanalmente malas e bolsas. Os sapatos só viriam anos mais tarde. O seu trabalho foi reconhecido por toda a Europa quando Vuitton reinventou o formato das malas de viagem, criando um padrão diferente de todos aqueles que existiam naquela época.

louis vuitton sapato salto alto

Os seus produtos começaram a ser imitados por toda a Europa. Para impedir essas falsificações, a marca tentou diferentes desenhos nos produtos para que se pudesse identificar a sua assinatura. No ano de 1896, foi criado o monograma com as letas “L” e “V”, com símbolos que reproduziam flores. Esse monograma criado até hoje perdura como marca da empresa e o todo conjunto de símbolos que faz parte da identidade visual da marca, inclusive dos calçados.

A empresa juntou-se com o fabricante de champanhes Moet et Chandon e a fabricante de conhaques Hennessy, no ano de 1987, para criar uma empresa de bens de luxo, o grupo LVMH ( Louis Vuitton – Moet Hennessy ). Este grupo tem como objetivo incorporar marcas de luxo e foi muito bem sucedido no mercado. Atualmente é dono de 60 marcas, sendo uma delas a Louis Vuitton.

louis vuitton scarpin peep toe brancoA politica da LVMH é manter a gestão das marcas que compõe o grupo de forma autônoma. A formação deste grande grupo gerou uma grande conexão entre marcas de luxo concorrentes, se reuniram ou comprara umas as outras e formaram grupos de controle. Um dos grupos chama-se Pinault-Printemps-Redoute e fazem parte dele marcas como a Gucci, Oscar de La Renta e Yves Saint Laurent.

Atualmente trabalham para a empresa Louis Vuitton cerca de 9.671 pessoas. A missão é fazer das viagens uma experiência pessoal e única. Os valores da marca, que não mudaram desde que a empresa foi criada continuam então a ser a originalidade, espirito “avant-garde”, qualidade e paixão.