Mule

Você sabe qual é o calçado conhecido como mule? O mule é um sapato feminino diferente, que oscila entre o clássico calçado chanel e o tamanco. O sapato chanel, que é famoso por ser fechado na parte da frente e aberto na parte de trás , preso ao pé por correias na altura do calcanhar inspirou a criação do mule, cujo formato lembra muito o modelo chanel original, porém, sem as correias que prendiam o pé.

glossario mule calcado femininoDaí a semelhança com o tamanco, que é um calçado onde o pé fica sobre uma plataforma, preso apenas por uma parte frontal. Porém o mule, como o chanel, também é fechado na parte da frente e se diferencia do clog, por exemplo, por ter um bico mais fino e alongado, semelhante à frente de um sapato scarpin.

De salto médio, alto ou Anabela, o mule é um calçado para o dia-a-dia. Prático de calçar, já que dispensa inclusive o auxílio das mãos, ele fica bem bonito com saias, bermudas e até calças curtas e justinhas, como os modelos cigarrete e capri. Apesar de seu aspecto elegante, o mule é considerado um sapato para ocasiões informais, possuindo modelos jovens revestidos com tecidos e bordados em miçangas e pedrarias ou modelos lisos em cores básicas.

Publicidade - LAMG

mule sapato scarpin chanel tamanco

Super versátil, a ausência de correias que prende o pé ao calçado no mule pode ser prática, mas também requer cuidados ao caminhar, já que firmeza e estabilidade nem sempre é o seu ponto forte. Por isso é importante que a parte da frente do calçado se ajuste bem ao pé, evitando que ele acabe caindo numa passada mais larga ou num terreno mais irregular.

Usado principalmente nas estações mais quentes, como a primavera e o verão, o mule não fica bem com meias-calças, por exemplo, já que ela diminui o atrito entre o pé e o calçado, o que pode comprometer a sua fixação e firmeza ao caminhar. Para as mulheres que procuram praticidade, elegância e conforto em um só sapato, o mule é o calçado perfeito!