Coturno

O coturno é um tipo de calçado que era utilizado normalmente por militares, por ser como uma bota, porém, sem salto e mais robusta, sendo assim, mais resistente aos impactos e protegendo melhor o pé. Pelo seu formato mais rústico, o coturno dá maior estabilidade ao tornozelo, evitando, por exemplo, escorregões e torções. Esse tipo de sapato normalmente é feito em couro tratado, o que o torna um calçado impermeável. Os coturnos também podem ser fabricados em Kevlar e nomex.

glossario coturno bota militar

Hoje em dia, o coturno virou artigo de moda, sendo utilizada por vários outros grupos de pessoas, em especial, roqueiros e góticos. Confortáveis, eles são fabricados hoje em dia em várias cores e também em verniz. A altura do cano desse tipo de sapato é medida por furos.

Publicidade - LAMG

Os modelos mais básicos são os de cano mais curto tem 8 furos, seguidos dos de cano médio com 14 furos e os de 20 furos, que vão até o joelho, porém também existem coturnos com mais ou menos furos, feitos sob medida. Alguns coturnos, além dos cadarços, dispõem de um zíper, para facilitar a colocação do sapato, muito útil em calçados com mais de 8 furos. Uma das marcas mais conhecidas de coturnos é a Dr. Martens, que, apesar do alto preço dos seus sapatos, gera um custo x benefício muito bom, já que os mesmos são fabricados com material de alta qualidade, podendo durar assim por muitos anos.

glossario coturno marca dr martens

Os calçados da marca Dr. Martens podem ser comprados online, no próprio site da marca ou em sites como o Mercado Livre. Outra marca famosa pelo seu design diferenciado é a Demonia, também encontrada para compra online, em seu site. Essa loja vende não somente Coturnos, mas também outros tipos de sapatos, com sandáliase tênis, todos voltados ao mesmo mercado que os coturnos. Há também várias marcas nacionais para comprar nas lojas de calçados.