Alpargata

Alpargata é um calçado do tipo sapatilha, confeccionada em brim ou lona, com solado de corda ou borracha, podendo ser preso ao pé por meio de tiras de couro, corda ou panoPode ser também fabricado em canhamo ou juta, isto é, uma fibra têxtil vegetal que provém da família Tilioideae. Por se tratar de uma cultura fácil, embora produza pouco rendimento por ser muito trabalhosa.

Alpergatas são um calçado leve e confortável.

Teve origem entre os trabalhadores das docas, no país gaulês, França, sendo primeiro denominado, espadrille. Em Espanha, bem como Portugal, obteve o nome de, alpargata. Estabeleceu-se na moda, de forma firme, na década de 1980. As alpargatas podem ser usadas tanto pelo segmento feminino, como masculino. Pode servir também como substituto da bota no traje típico dos gaúchos.

Publicidade - LAMG

Alpergatas são um calçado muito confortável.

Na Argentina a alpergata foi adotada pelos trabalhadores do meio rural, para substituir a bota. Este tipo de calçado se tornou muito desejado, sobretudo por oferecer conforto em longas viagens pedestres. Mais tarde foi utilizada pelos camponeses em suas danças tradicionais. Um fato curioso, aconteceu na Argentina durante o movimento estudantil oposto ao governo de Peron, nos anos de 1943 e 1944. Os estudantes criaram o lema, ou mote,«no a la dictadura de las alpargatas», como forma de protesto às medidas laborais de Peron, o qual tinha o apoio dos sindicatos. Por seu lado os grupos de apoio a Peron respnderam com o lema, «alpargatas sí, libros no».

Alpergatas são um calçado leve.No Uruguai e Chile se utilizam muito para ir à praia no Verão, ou para realizar atividades ao ar livre. Na Venezuela é um calçado ligeiro e cómodo, o qual é muito indicado para o clima tropical. Em Espanha tem uma forte tradição nas regiões que constituíam o território do antigo reino de Aragão (Aragão, Catalunha, Comunidade de Valência e Ilhas Baleares).