Moda Sustentavel : Designer cria sapatos com roupas

Posted on Nov 23 2016 - 11:46am by Laia Vallés

Moda Sustentavel

Anna Zaboeva reutiliza tecidos e lança marca com foco no artesanato e sustentabilidade

Anna Zaboeva

Anna Zaboeva

Os tecidos usados e que não serviam mais para a confecção de roupas ganharam um destino fashion e sustentável nas mãos da designer russa Anna Zaboeva.

A artista fez dos retalhos que seriam descartados uma série de sapatos bem estilosos que compõem o acervo da marca Pleasemachine.

foto6

Toda a matéria prima é recolhida das ruas de Budapeste, durante o Lomtalanítás, período em que os moradores podem destacar materiais não mais utilizados em casa. As peças, então, passam por higienização e tratamento. Camisetas, casacos, saias, calças vestidos e tantas outras peças que iriam para o lixo são usados na confecção dos sapatos. A designer recorda os tecidos no formato dos calçados e conclui com uma mistura de cores e formas que chamam atenção pelo visual e acabamento.

foto7

Cada uma das peças é criada de forma artesanal para que seja única e para diferentes personalidades de consumidores. Os modelos vão do casual e street wear até os sapatos de salto alto. O design de todos impressiona pela diversidade e qualidade. O legal é que eles vêm com uma etiqueta também feita manualmente, com informações sobre tipo, percentual e origem do material utilizado. A ideia é estimular o cliente a criar vínculo com um estilo de vida mais sustentável. Esse é o principal objetivo da marca, além de valorizar o trabalho manual e conscientizar sobre os problemas ambientais.

foto2foto3

foto4foto5

foto8foto9